Fundado em 2003, o Núcleo de Telessaúde (NUTES) atua junto ao Hospital das Clínicas (HC) e cursos de graduação e pós-graduação da UFPE, em especial ao Curso de Medicina do Centro de Ciências Medicas da UFPE, dedicando-se ao ensino, pesquisa e desenvolvimento de projetos e ações na área da saúde digital. É responsável pela Unidade de Saúde Digital (eSaúde) do HC, e promove ações de incorporação das TIC no Curso de Medicina do Centro de Ciências Medicas da UFPE. A oferta do Curso de Especialização em Saúde Digital é mais uma de suas ações para disseminar o conhecimento na área de TIC em saúde, buscando a excelência e a inovação nos processos produtivos da área de saúde.
Inscrições prorrogadas até final de março de 2020
Seleção em abril de 2020
Matrícula em abril de 2020
Início das aulas em maio 2020
capacitar e formar profissionais de saúde e de TI na utilização qualificada das tecnologias de informação e comunicação nas práticas clínicas.
Abordar os desafios e dificuldades comumente relacionados à adoção e ao uso de sistemas de informação no setor da saúde, e saber abordar, enfrentar e propor soluções para eles
Mostrar a importância e os benefícios da Informática em Saúde (saúde digital) e auxiliar a promover a sua especificação, implementação e uso adequado, em nível sistêmico do sistema de saúde
Promover conhecimentos que colaborem para a gestão de serviços de informática no ambiente da saúde
Capacitar o profissional para analisar problemas complexos da gestão de organizações na sociedade da informação e do conhecimento, formular estratégias e avaliar resultados
Disseminar conhecimentos já produzidos e organizados em Saúde Digital
Apresentar os principais recursos das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta de trabalho
Criar condições para que os alunos possam utilizar a tecnologia no fluxo de trabalho
Avaliar de forma crítica as novas tecnologias da informação no contexto da globalização em saúde
Promover discussões sobre pontos positivos e negativos da utilização de tecnologia da informação como suporte as práticas de saúde
Profissionais que atuam nas áreas de Saúde.
09 meses, 24 encontros remotos às quintas-feiras das 17:00 às 20:00 na Plataforma INDU. Carga horária total: 360h (100% remoto)
Inscrição R$ 50,00 (Depósito bancário)
Matrícula R$ 700,00
Parcelas 12 x R$700,00
O Curso de Especialização está estruturado em metodologia ativa de aprendizagem aplicando os conceitos de autonomia, interação, colaboração e autoria através do método flliped Classroom (Sala de aula invertida) e Team Basead Learning (Aprendizagem baseada em equipes).
O aprendizado se dará baseado nas melhores práticas digitais atuais e casos reais. As aulas serão organizadas em conteudos autoinstrucionais e momentos de interação síncronas e assíncronas, a partir da plataforma de teleducação INDU.
O INDU é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) baseado em Moodle, desenvolvido pelo NUTES para promover o acesso a conteúdos educacionais nas áreas de saúde e tecnologias digitais. Os momentos síncronos utilizarão as ferramentas de webconferência e os momentos assíncronos utilizaram recursos didáticos através dos objetos de aprendizagem (videoaula, hipertexto, podcast, hiperlinks, dentre outros) e atividades (Quiz, Questionários, dentre outros) que favoreçam a aprendizagem dos participantes.
O curso será estruturado em eixos, cada eixo será composto por disciplinas. O eixo básico contém disciplinas necessárias ao desenvolvimento das competências essenciais para os demais eixos: registro e processos clínicos, gestão clínica e inovações.
Dr. Amadeu Campos | Professor das disciplinas: Dados e Informação em saúde e Aplicações da informática na educação em saúde |
Dra. Magdala Novaes | Professora das disciplinas: Introdução a saúde digital, Telessaúde, Telemedicina e saúde móvel e Palestras e discussão de casos em Saúde Digital Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1177858154250011 |
Dra Paula Diniz | Professora das disciplinas: Gestão de imagens e sinais do paciente e Responsabilidade Digital Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6032387770807260 |
Dra. Roseane Lins | Professora da Disciplina Sistemas de registro e prontuário eletrônico em saúde Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4995616495639938 |
Ms Fred Rabelo | Professor da Disciplina Sistemas de registro e prontuário eletrônico em saúde Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7974602509595725 |
Fabio Revoredo | Professor da Disciplina Sistemas de registro e prontuário eletrônico em saúde Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9144450484451007 |
Dra. Elisabete Cruz | Professora das disciplinas: Responsabilidade Digital e Sistema de saúde no Brasil Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6983081254064679 |
Dra. Claudinalle Souza | Professora da disciplina Telessaúde, Telemedicina e saúde móvel Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0515617558406443 |
Dra Alicia Martinez | Professora da disciplina Inteligência de Dados em Saúde Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4974876880600807 |
Dra. Suênia França | Professora da disciplina: Métodos e Ferramentas para atualização profissional Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4299195290630935 |
Dra. Aracele Cavalcanti | Professora da disciplina Aplicações da informática na educação em saúde Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6630494667529573 |
Dr. Glauber Leitão | Professor da disciplina Modelagem de processos na jornada do paciente Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4359549914906196 |
Dr. Marilia Oliveira | Professora da disciplina Avaliação da Qualidade nos Sistemas de Informação em Saúde Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6665729414435576 |
Bruno Pires | Professor da disciplina Avaliação da Qualidade nos Sistemas de Informação em Saúde Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6265858153266135 |
Dr. Michel Mozinho | Professor das disciplinas: Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7847040459557504 |
Histórico escolar
Curriculum Vitae ou Lattes-CNPp
Cópia legível do Documento de Identidade (RG ou Carteira de Órgão Profissional)
Cópia legível do Cartão de Cadastro de Pessoas Físicas-CPF
01 (uma) foto 3×4, recente
Diploma/certificado de conclusão de curso de graduação (com data da colação de grau)
Comprovante do pagamento da taxa de inscrição. (Depósito/Transferência Bancária – Dados: Banco do Brasil, Ag. 3234-4, C/C 232.664-7)
Análise de currículo (peso 5)
Entrevista (peso 5)
Comprovante do pagamento da Taxa de matrícula
Ementa:
Apresentação do curso, sua metodologia e ferramentas; Conceitos e aplicações da informática em saúde; Panorama das práticas digitais em saúde no Brasil e no mundo.
Bibliografia:
SHORTLIFFE, Edward H.; CIMINO, James J. (Ed.). Biomedical informatics: computer applications in health care and biomedicine. Springer Science & Business Media, 2013.
Carga Horária:
15h
Ementa:
Conceito de Sistema de Saúde, origens e modelos de sistemas no Brasil e no Mundo; Identificar a estruturação dos sistemas público e privado no Brasil; identificar os valores, os princípios e os direitos sociais que embasam o sistema e as políticas de saúde no Brasil; conhecer o desenho institucional, os principais mecanismos de gestão, instrumentos de planejamento, organização dos serviços, financiamento, controle e regulação da rede assistencial dos Sistemas de Saúde.
Bibliografia:
1. GIOVANELLA, L (org). Políticas e Sistema de Saúde no Brasil. 2ª edição. Rio de Janeiro, Editora FIOCRUZ, 2012. 2. CAMPOS, GWS (org). Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2009. 3. SANTOS, I.S. et al. O mix público-privado no Sistema de Saúde Brasileiro: financiamento, oferta e utilização de serviços de saúde. Ciências e Saúde Coletiva v.13, n.5 Rio de Janeiro, 2008
Carga Horária:
15h
Ementa:
Conceito de dados, informação em Saúde; Sistemas de informação em saúde; Banco de dados e dicionário de dados; RNDS; Interoperabilidade (Padrão); Visualização da Informação
Bibliografia:
1. Pagano, M. Gauvreau, K. Princípios de Bioestatística. Cengage Learning. 2012. 2. Wheelan, C. Schelesinger, G. Estatística - O que é, para que serve, como funciona. Ed. Zahar. 2016. 3. Fletcher, R. H.; Fletcher, S. W.; Flechter, G. S. Epidemiologia clínica. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. 296p.
Carga Horária:
15h
Ementa:
Método Científico, Sistemas de buscas em Bases de Dados; Saúde baseada em evidências.
Bibliografia:
1. Vieira, Sonia, and William Saad Hossne. Metodologia científica para a área da saúde. Elsevier Brasil, 2015. 2. Severino, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2014. 3. Halfpenny P., Procter R. Innovations in Digital Research Methods. SAGE Publications Ltda. 336 pages. 2015
Carga Horária:
30h
Ementa:
Introdução a Modelagem e Gestão de Processos de Negócio aplicado à Prática Clínica. Medidas, Métricas e Indicadores na Gestão de Processos. Business Process Management (BPM). Aplicação das Etapas de Planejamento, Modelagem e Otimização de Processos do Ciclo BPM em uma Clínica Médica. Oficina de processos. Ferramentas BPMS.
Bibliografia:
1. SCARPI, M. J. (2015). Administração em Saúde: Autogestão de consultórios e clínicas. Editora DOC Comércio e Serviços Ltda, 2015. 2. BALDAM, Roquemar; ROZENFELD, Henriq. (2014) Gerenciamento de Processos de Negócio-BPM: Uma referência para implantação prática. Elsevier Brasil, 2014. 3. DAMÁZIO, Luciana. (2012) Desafios da gestão estratégica em serviços de saúde: Caminhos e pespectivas. Elsevier Brasil, 2012. 3. DAMÁZIO, Luciana. (2012) Desafios da gestão estratégica em serviços de saúde: Caminhos e pespectivas. Elsevier Brasil, 2012.
Carga Horária:
15h
Ementa:
Conceitos e aplicações do registro eletrônico de saúde e Prontuário Eletrônico do Paciente; Padrões em saúde; Sistemas de Informações hospitalar e ambulatorial; Assinatura digital; Relatos de caso e aplicações práticas do uso do Registro e prontuário eletrônico em saúde; aspectos éticos e legais; Visita técnica a serviços de saúde com práticas digitais.
Bibliografia:
1. SHORTLIFFE, Edward H.; CIMINO, James J. (Ed.). Biomedical informatics: computer applications in health care and biomedicine. Springer Science & Business Media, 2013 2. SBIS. Sociedade Brasileira de Informática em Saúde. Cartilha sobre Prontuário Eletrônico do Paciente. 2012.
Carga Horária:
45h
Ementa:
Conceitos de práticas clínicas à distância; Infraestrutura tecnológica para serviços de teleconsulta, telediagnóstico, telemonitoramento, teleterapia, etc.; Aplicações nas especialidades: telerradiologia, telecardiologia, tele-enfermagem, telepsiquiatria,telecirurgia, etc.; Uso de dispositivos móveis na colaboração profissional e no cuidado ao paciente; Aspectos éticos e legais da telessaúde e telemedicina.
Bibliografia:
1. BASHSHUR, Rashid et al. The taxonomy of telemedicine. Telemedicine and e-Health, v. 17, n. 6, p. 484-494, 2011. 2. WEINSTEIN, Ronald S. et al. Telemedicine, telehealth, and mobile health applications that work: opportunities and barriers. The American journal of medicine, v. 127, n. 3, p. 183-187, 2014. 3. Telemedicine and Telehealth 2.0: A Practical Guide for Medical Providers and Patients by Victor Lyuboslavsky, 2015
Carga Horária:
30h
Ementa:
Visão geral dos sistemas de aquisição, armazenamento, gerenciamento e visualização de Imagens e sinais médicos; Padrões para transmissão de informação e imagens; Segurança da Informação em sistemas PACS; aspectos éticos e legais; Visita técnica a serviços de saúde com práticas digitais.
Bibliografia:
1. SHORTLIFFE, Edward H.; CIMINO, James J. (Ed.). Biomedical informatics: computer applications in health care and biomedicine. Springer Science & Business Media, 2013 2. GONZALEZ, R. C.; WOODS, R. E. Processamento de Imagens Digitais, tradução do original Digital Image Processing. Edgard Blucher, São Paulo, 2000. 3. CHUANG, K. S. Picture archiving and communication systems (PACS) in medicine. Springer Science & Business Media, 2013.
Carga Horária:
30h
Ementa:
As TICs na atualização profissional de saúde; ambientes e comunidades virtuais de aprendizagem; Mídias e interfaces digitais na educação; Inclusão Digital e Tecnologias Assistiva; Mobile Learning; Cibercultura na Educação; Aprendizagem digital colaborativa e coorporativa; aspectos éticos e legais.
Bibliografia:
1. Berner, E. S. Informatics Education in Healthcare. Springer Science & Business Media, 243 páginas. 2013 2. Bastos, G. Internet e Informática para Profissionais da Saúde. Revinter.ISBN: 9788573095482. 1° Edição. páginas: 298. 2002. 3. Mattar, J. Games em Educação. Editora Pearson Prentice Hall. Brasil. 2010.
Carga Horária:
30h
Ementa:
Conhecimentos e habilidades para avaliar a qualidade de sistemas de informação tendo uma visão geral sobre: normas e certificações aplicadas a sistemas de informação em saúde, a necessidade de padrões para troca de informação em saúde, padrões nacionais e internacionais para segurança da informação e por fim, aborda os riscos e ameaças à segurança de profissionais e pacientes quando os aspectos tratados por estas normas e padrões são negligenciados.
Bibliografia:
1. HAMMOND, W. E.; CIMINO, J. J. Standards in biomedical informatics. In: SHORTLIFFE, E. H.; CIMINO, J. J. (Ed.). Biomedical informatics: computer applications in health care and biomedicine. 3rd ed. New York: Springer Science+Business Media, 2006. Cap. 7, p. 265-311. 2. BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual das Denominações Comuns Brasileiras - DCB, Brasília: Anvisa, 2013. 3. SBIS. Sociedade Brasileira de Informática em Saúde. Manual de Certificação para Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde, 2016.
Carga Horária:
15h
Ementa:
Conceitos básicos em economia; oferta e demanda em saúde; Custos: Métodos de custeio, custeio variável, custeio ABC, custos em prestadores de serviço, formação do preço de venda; Gestão financeira: receitas, despesas, custo do capital, fluxo de caixa. Aplicações em saúde.
Bibliografia:
1. Vecino Neto, G. Malik, A.M. Gestão em Saúde. Grupo Gen. 2a edição. 2016. 2. Cerbasi, Gustavo. Empreendedores inteligentes enriquecem mais. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. 3. Megliorini, Evandir. Custos. São Paulo: Makron Books, 2011.
Carga Horária:
15h
Ementa:
Aspectos gerais sobre indicadores em saúde (identificação e coleta); tipos de indicadores; principais fontes de dados utilizadas para o monitoramento de indicadores; Métodos para a análise de indicadores em saúde; Monitoramento e avaliação de indicadores em saúde; Sistemas de Suporte à Decisão em Saúde.
Bibliografia:
1. OPAS. Salas de Situação em Saúde: Compartilhando as experiências do Brasil. 1. ed. Brasilia: Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), 2010. 2. MAGNUSON, J. A.; FU, P. C. (EDS.). Public Health Informatics and Information Systems.London: Springer London, 2014. 3. SHORTLIFFE, Edward H.; CIMINO, James J. (Ed.). Biomedical informatics: computer applications in health care and biomedicine. Springer Science & Business Media, 2013 4. BERNER, E. S. (ED.). Clinical Decision Support Systems. 3. ed. Cham: Springer International Publishing, 2016.
Carga Horária:
30h
Ementa:
Mídias virtuais a serviço da saúde: confiabilidade das fontes na internet; como utilizar as redes sociais e mídias digitais em benefício do paciente e de sua prática profissional; aspectos éticos e legais.
Bibliografia:
1. Combs, C. D., Sokolowski, J. A., & Banks, C. M. (2015). The Digital Patient: Advancing Healthcare, Research, and Education. Wiley. 2. by Jan Oldenburg, D. C. K. T. C. M. D. B. T. C. (2012), Engage! Transforming Healthcare Through Digital Patient Engagement. Healthcare Information and anagement Systems Society 3. Meister, I.P. (2014). Terceira Margem: O Conhecimento nas Redes Sociais - Vol.5. 4. Mazzieiro, E.T. (2016). Saúde 2.0 - A saúde na era das redes sociais: revolução, o marketing e a ética.
Carga Horária:
15h
Ementa:
Conceitos e ferramentas de Marketing Digital aplicados de maneira prática e objetiva ao cotidiano de instituições de saúde (hospitais, consultórios e clínicas) em busca de um atendimento de qualidade. Relacionamento e fidelização do paciente no mundo conectado. Utilização do Prontuário Eletrônico do Paciente e Business Intelligence para o planejamento estratégico institucional. Visita técnica a serviços de saúde com práticas digitais.
Bibliografia:
1. Berkowitz, Eric N (2016) Essentials of Health Care Marketing, Isenberg School of Management, University of Massachusetts, Fourth edition. 2. Toussaint, John. Berry, Leonard. (2013) The Promise of Lean in Health Care. Mayo Clinic Proceedings. 3. Foshaya, Neil. Kuziembsky, Craig (2014) Towards an implementation framework for business intelligence in healthcare, International Journal of Information Management.
Carga Horária:
15h
Ementa:
Visão geral sobre tecnologias emergentes para a prática Clínica; Tendência para aplicativos mobile; Tecnologias futuras para avaliação clínica; Apoio ao tratamento e monitoramento do paciente. Visita técnica a serviços de saúde com práticas digitais.
Bibliografia:
1. GROVES, Peter et al. The'big data'revolution in healthcare: Accelerating value and innovation. 2016. 2. LUISELLI, James K.; FISCHER, Aaron J. (Ed.). Computer-assisted and web-based innovations in psychology, special education, and health. Academic Press, 2016. 3. THRALL, James H. Trends and Developments Shaping the Future of Diagnostic Medical Imaging: 2015 Annual Oration in Diagnostic Radiology. Radiology, v. 279, n. 3, p. 660-666, 2016.
Carga Horária:
30h
Ementa:
Discussão de casos de práticas digitais em saúde; Produção de Documentos e apresentações; Convidar até 5 palestrantes: Juliana Zinader, Claudio Giulliano, Sriram, Luiz Virginio, Sabbatini, médicos empreendores.
Bibliografia:
1. Galvão, J. Adas, E. Super apresentações – Como vender ideias e conquistar audiências. Panda Books. 2. Duarte, N. Ressonância - Apresente Histórias Visuais Que Encantem o Público. Alta Books. 3. Pinheiro, E.. Descomplicando TCC: normas ABNT,TCC, dicas de formatação. Ediano Pinheiro. 2015.
Carga Horária:
15h
Telefone: (81) 2126-3903
E-mail: contato@nutes.ufpe.br
Endereço: UFPE – Hospital das Clínicas, 2º andar Av. Prof. Moraes Rego, nº 1236, CDU – Recife, PE
CEP: 50670-901