SOBRE O CURSO

0202
0404
0303
Cover-You-Tube-2-1
previous arrow
next arrow
    O Curso de Especialização em Saúde Digital visa capacitar profissionais de saúde e tecnologia na  utilização qualificada das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) nas práticas clínicas. Com a constante incorporação de novas tecnologias na Saúde, a capacidade dos profissionais de entender e rapidamente se adaptar aos novos desafios é um diferencial competitivo em sua carreira. O curso está estruturado em cinco eixos: básico, registro clínico, gestão clínica, inovações e TCC, para que o aluno construa o conhecimento a partir da experiência do paciente na rede de saúde , e associe a seu contexto de trabalho, as melhores práticas de processos e ferramentas do mundo digital em busca de uma melhor performance e satisfação do paciente. O curso é promovido pelo Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (NUTES/UFPE), uma unidade afiliada ao Centro de Ciências Médicas (CCM) e ao Hospital das Clínicas. Utiliza abordagens inovadoras das Metodologias Ativas e Ensino Híbrido , combinando as modalidades presencial e online. Seu corpo docente conta com professores da UFPE e convidados, com formação e atuação prática nos diversos componentes de aprendizagem.
    O Curso de Especialização em Saúde Digital visa capacitar profissionais de saúde e tecnologia na  utilização qualificada das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) nas práticas clínicas. Com a constante incorporação de novas tecnologias na Saúde, a capacidade dos profissionais de entender e rapidamente se adaptar aos novos desafios é um diferencial competitivo em sua carreira. O curso está estruturado em cinco eixos: básico, registro clínico, gestão clínica, inovações e TCC, para que o aluno construa o conhecimento a partir da experiência do paciente na rede de saúde , e associe a seu contexto de trabalho, as melhores práticas de processos e ferramentas do mundo digital em busca de uma melhor performance e satisfação do paciente. O curso é promovido pelo Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (NUTES/UFPE), uma unidade afiliada ao Centro de Ciências Médicas (CCM) e ao Hospital das Clínicas. Utiliza abordagens inovadoras das Metodologias Ativas e Ensino a Distância. Seu corpo docente conta com professores da UFPE e convidados, com formação e atuação prática nos diversos componentes de aprendizagem.

SOBRE O NUTES

    Fundado em 2003, o Núcleo de Telessaúde (NUTES) atua junto ao Hospital das Clínicas (HC) e cursos de graduação e pós-graduação da UFPE, em especial ao Curso de Medicina do Centro de Ciências Medicas da UFPE, dedicando-se ao ensino, pesquisa e desenvolvimento de projetos e ações na área da saúde digital. É responsável pela Unidade de Saúde Digital (eSaúde) do HC, e promove ações de incorporação das TIC no Curso de Medicina do Centro de Ciências Medicas da UFPE. A oferta do Curso de Especialização em Saúde Digital é mais uma de suas ações para disseminar o conhecimento na área de TIC em saúde, buscando a excelência e a inovação nos processos produtivos da área de saúde.  

INSCRIÇÃO

– Inscrições até final de junho de 2024
– Seleção em Julho de 2024
– Matrícula em Julho de 2024
– Início das aulas em Agosto 2024

INSCRIÇÃO

Inscrições prorrogadas até final de março de 2020

Seleção em abril de 2020

Matrícula em abril de 2020

Início das aulas em maio 2020

INFORMAÇÕES GERAIS

Cronograma

Introdução a saúde digital
Agosto
Profa. Magdala Novaes e Profa. Karolina Lima

Ementa:
Apresentação do curso, sua metodologia e ferramentas; Conceitos e aplicações da informática em saúde; Panorama das práticas digitais em saúde no Brasil e no mundo.

Bibliografia:
SHORTLIFFE, Edward H.; CIMINO, James J. (Ed.). Biomedical informatics: computer applications in health care and biomedicine. Springer Science & Business Media, 2013.

Carga Horária:
15h

Sistema de saúde no Brasil
Agosto
Profa. Elisabete Cruz

Ementa:
Conceito de Sistema de Saúde, origens e modelos de sistemas no Brasil e no Mundo; Identificar a estruturação dos sistemas público e privado no Brasil; identificar os valores, os princípios e os direitos sociais que embasam o sistema e as políticas de saúde no Brasil; conhecer o desenho institucional, os principais mecanismos de gestão, instrumentos de planejamento, organização dos serviços, financiamento, controle e regulação da rede assistencial dos Sistemas de Saúde.

Bibliografia:
1. GIOVANELLA, L (org). Políticas e Sistema de Saúde no Brasil. 2ª edição. Rio de Janeiro, Editora FIOCRUZ, 2012. 2. CAMPOS, GWS (org). Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2009. 3. SANTOS, I.S. et al. O mix público-privado no Sistema de Saúde Brasileiro: financiamento, oferta e utilização de serviços de saúde. Ciências e Saúde Coletiva v.13, n.5 Rio de Janeiro, 2008

Carga Horária:
15h

Dados e Informação em saúde
Setembro
Prof. Amadeu Campos e Prof. Filipe Santana

Ementa:
Conceito de dados, informação em Saúde; Sistemas de informação em saúde; Banco de dados e dicionário de dados; RNDS; Interoperabilidade (Padrão); Visualização da Informação

Bibliografia:
1. Pagano, M. Gauvreau, K. Princípios de Bioestatística. Cengage Learning. 2012. 2. Wheelan, C. Schelesinger, G. Estatística - O que é, para que serve, como funciona. Ed. Zahar. 2016. 3. Fletcher, R. H.; Fletcher, S. W.; Flechter, G. S. Epidemiologia clínica. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. 296p.

Carga Horária:
15h

Métodos e Ferramentas para atualização profissional
Setembro
Profa Suênia França

Ementa:
Método Científico, Sistemas de buscas em Bases de Dados; Saúde baseada em evidências.

Bibliografia:
1. Vieira, Sonia, and William Saad Hossne. Metodologia científica para a área da saúde. Elsevier Brasil, 2015. 2. Severino, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2014. 3. Halfpenny P., Procter R. Innovations in Digital Research Methods. SAGE Publications Ltda. 336 pages. 2015

Carga Horária:
30h

Modelagem de processos na jornada do paciente
Outubro
Profs. Glauber Leitão e Alex Luna

Ementa:
Introdução a Modelagem e Gestão de Processos de Negócio aplicado à Prática Clínica. Medidas, Métricas e Indicadores na Gestão de Processos. Business Process Management (BPM). Aplicação das Etapas de Planejamento, Modelagem e Otimização de Processos do Ciclo BPM em uma Clínica Médica. Oficina de processos. Ferramentas BPMS.

Bibliografia:
1. SCARPI, M. J. (2015). Administração em Saúde: Autogestão de consultórios e clínicas. Editora DOC Comércio e Serviços Ltda, 2015. 2. BALDAM, Roquemar; ROZENFELD, Henriq. (2014) Gerenciamento de Processos de Negócio-BPM: Uma referência para implantação prática. Elsevier Brasil, 2014. 3. DAMÁZIO, Luciana. (2012) Desafios da gestão estratégica em serviços de saúde: Caminhos e pespectivas. Elsevier Brasil, 2012. 3. DAMÁZIO, Luciana. (2012) Desafios da gestão estratégica em serviços de saúde: Caminhos e pespectivas. Elsevier Brasil, 2012.

Carga Horária:
15h

Sistemas de registro e prontuário eletrônico em saúde
Outubro
Profa. Roseane, Prof. Fred Revoredo e Prof. Fábio Revoredo

Ementa:

Conceitos e aplicações do registro eletrônico de saúde e Prontuário Eletrônico do Paciente; Padrões em saúde; Sistemas de Informações hospitalar e ambulatorial; Assinatura digital; Relatos de caso e aplicações práticas do uso do Registro e prontuário eletrônico em saúde; aspectos éticos e legais; Visita técnica a serviços de saúde com práticas digitais.

Bibliografia:
1. SHORTLIFFE, Edward H.; CIMINO, James J. (Ed.). Biomedical informatics: computer applications in health care and biomedicine. Springer Science & Business Media, 2013 2. SBIS. Sociedade Brasileira de Informática em Saúde. Cartilha sobre Prontuário Eletrônico do Paciente. 2012.

Carga Horária:
45h

Telessaúde, Telemedicina e saúde móvel
Novenbro
Profa Magdala e Profa Claudinalle Sousa

Ementa:

Conceitos de práticas clínicas à distância; Infraestrutura tecnológica para serviços de teleconsulta, telediagnóstico, telemonitoramento, teleterapia, etc.; Aplicações nas especialidades: telerradiologia, telecardiologia, tele-enfermagem, telepsiquiatria,telecirurgia, etc.; Uso de dispositivos móveis na colaboração profissional e no cuidado ao paciente; Aspectos éticos e legais da telessaúde e telemedicina.

Bibliografia:
1. BASHSHUR, Rashid et al. The taxonomy of telemedicine. Telemedicine and e-Health, v. 17, n. 6, p. 484-494, 2011. 2. WEINSTEIN, Ronald S. et al. Telemedicine, telehealth, and mobile health applications that work: opportunities and barriers. The American journal of medicine, v. 127, n. 3, p. 183-187, 2014. 3. Telemedicine and Telehealth 2.0: A Practical Guide for Medical Providers and Patients by Victor Lyuboslavsky, 2015

Carga Horária:
30h

Gestão de imagens e sinais do paciente
Fevereiro
Profa. Paula Diniz

Ementa:

Visão geral dos sistemas de aquisição, armazenamento, gerenciamento e visualização de Imagens e sinais médicos; Padrões para transmissão de informação e imagens; Segurança da Informação em sistemas PACS; aspectos éticos e legais; Visita técnica a serviços de saúde com práticas digitais.

Bibliografia:
1. SHORTLIFFE, Edward H.; CIMINO, James J. (Ed.). Biomedical informatics: computer applications in health care and biomedicine. Springer Science & Business Media, 2013 2. GONZALEZ, R. C.; WOODS, R. E. Processamento de Imagens Digitais, tradução do original Digital Image Processing. Edgard Blucher, São Paulo, 2000. 3. CHUANG, K. S. Picture archiving and communication systems (PACS) in medicine. Springer Science & Business Media, 2013.

Carga Horária:
30h

Aplicações da informática na educação em saúde
Fevereiro
Profa Aracele Cavalcanti e Prof. Amadeu Campos

Ementa:

As TICs na atualização profissional de saúde; ambientes e comunidades virtuais de aprendizagem; Mídias e interfaces digitais na educação; Inclusão Digital e Tecnologias Assistiva; Mobile Learning; Cibercultura na Educação; Aprendizagem digital colaborativa e coorporativa; aspectos éticos e legais.

Bibliografia:
1. Berner, E. S. Informatics Education in Healthcare. Springer Science & Business Media, 243 páginas. 2013 2. Bastos, G. Internet e Informática para Profissionais da Saúde. Revinter.ISBN: 9788573095482. 1° Edição. páginas: 298. 2002. 3. Mattar, J. Games em Educação. Editora Pearson Prentice Hall. Brasil. 2010.

Carga Horária:
30h

Avaliação da Qualidade nos Sistemas de Informação em Saúde
Março
Profa. Marília Oliveria e Prof. Bruno Pires

Ementa:

Conhecimentos e habilidades para avaliar a qualidade de sistemas de informação tendo uma visão geral sobre: normas e certificações aplicadas a sistemas de informação em saúde, a necessidade de padrões para troca de informação em saúde, padrões nacionais e internacionais para segurança da informação e por fim, aborda os riscos e ameaças à segurança de profissionais e pacientes quando os aspectos tratados por estas normas e padrões são negligenciados.

Bibliografia:
1. HAMMOND, W. E.; CIMINO, J. J. Standards in biomedical informatics. In: SHORTLIFFE, E. H.; CIMINO, J. J. (Ed.). Biomedical informatics: computer applications in health care and biomedicine. 3rd ed. New York: Springer Science+Business Media, 2006. Cap. 7, p. 265-311. 2. BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual das Denominações Comuns Brasileiras - DCB, Brasília: Anvisa, 2013. 3. SBIS. Sociedade Brasileira de Informática em Saúde. Manual de Certificação para Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde, 2016.

Carga Horária:
15h

Gestão financeira e de custo na saúde
Março
Prof. Fernando Sales

Ementa:

Conceitos básicos em economia; oferta e demanda em saúde; Custos: Métodos de custeio, custeio variável, custeio ABC, custos em prestadores de serviço, formação do preço de venda; Gestão financeira: receitas, despesas, custo do capital, fluxo de caixa. Aplicações em saúde.

Bibliografia:
1. Vecino Neto, G. Malik, A.M. Gestão em Saúde. Grupo Gen. 2a edição. 2016. 2. Cerbasi, Gustavo. Empreendedores inteligentes enriquecem mais. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. 3. Megliorini, Evandir. Custos. São Paulo: Makron Books, 2011.

Carga Horária:
15h

Inteligência de Dados em Saúde
Abril
Profa. Alícia e Prof. Michel Mozinho

Ementa:

Aspectos gerais sobre indicadores em saúde (identificação e coleta); tipos de indicadores; principais fontes de dados utilizadas para o monitoramento de indicadores; Métodos para a análise de indicadores em saúde; Monitoramento e avaliação de indicadores em saúde; Sistemas de Suporte à Decisão em Saúde.

Bibliografia:
1. OPAS. Salas de Situação em Saúde: Compartilhando as experiências do Brasil. 1. ed. Brasilia: Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), 2010. 2. MAGNUSON, J. A.; FU, P. C. (EDS.). Public Health Informatics and Information Systems.London: Springer London, 2014. 3. SHORTLIFFE, Edward H.; CIMINO, James J. (Ed.). Biomedical informatics: computer applications in health care and biomedicine. Springer Science & Business Media, 2013 4. BERNER, E. S. (ED.). Clinical Decision Support Systems. 3. ed. Cham: Springer International Publishing, 2016.

Carga Horária:
30h

Responsabilidade Digital
Maio
Profa. Elisabete Cruz e Profa. Paula Diniz

Ementa:

Mídias virtuais a serviço da saúde: confiabilidade das fontes na internet; como utilizar as redes sociais e mídias digitais em benefício do paciente e de sua prática profissional; aspectos éticos e legais.

Bibliografia:
1. Combs, C. D., Sokolowski, J. A., & Banks, C. M. (2015). The Digital Patient: Advancing Healthcare, Research, and Education. Wiley. 2. by Jan Oldenburg, D. C. K. T. C. M. D. B. T. C. (2012), Engage! Transforming Healthcare Through Digital Patient Engagement. Healthcare Information and anagement Systems Society 3. Meister, I.P. (2014). Terceira Margem: O Conhecimento nas Redes Sociais - Vol.5. 4. Mazzieiro, E.T. (2016). Saúde 2.0 - A saúde na era das redes sociais: revolução, o marketing e a ética.

Carga Horária:
15h

Marketing e mídias digitais na saúde
Maio
LeitãoProf. Ricrdo Vieira e Prof. Glauber

Ementa:

Conceitos e ferramentas de Marketing Digital aplicados de maneira prática e objetiva ao cotidiano de instituições de saúde (hospitais, consultórios e clínicas) em busca de um atendimento de qualidade. Relacionamento e fidelização do paciente no mundo conectado. Utilização do Prontuário Eletrônico do Paciente e Business Intelligence para o planejamento estratégico institucional. Visita técnica a serviços de saúde com práticas digitais.

Bibliografia:
1. Berkowitz, Eric N (2016) Essentials of Health Care Marketing, Isenberg School of Management, University of Massachusetts, Fourth edition. 2. Toussaint, John. Berry, Leonard. (2013) The Promise of Lean in Health Care. Mayo Clinic Proceedings. 3. Foshaya, Neil. Kuziembsky, Craig (2014) Towards an implementation framework for business intelligence in healthcare, International Journal of Information Management.

Carga Horária:
15h

Tendências e empreendedorismo em Saúde Digital
Junho
Prof. Fernando Sales

Ementa:

Visão geral sobre tecnologias emergentes para a prática Clínica; Tendência para aplicativos mobile; Tecnologias futuras para avaliação clínica; Apoio ao tratamento e monitoramento do paciente. Visita técnica a serviços de saúde com práticas digitais.

Bibliografia:
1. GROVES, Peter et al. The'big data'revolution in healthcare: Accelerating value and innovation. 2016. 2. LUISELLI, James K.; FISCHER, Aaron J. (Ed.). Computer-assisted and web-based innovations in psychology, special education, and health. Academic Press, 2016. 3. THRALL, James H. Trends and Developments Shaping the Future of Diagnostic Medical Imaging: 2015 Annual Oration in Diagnostic Radiology. Radiology, v. 279, n. 3, p. 660-666, 2016.

Carga Horária:
30h

Palestras e discussão de casos em Saúde Digital
2024 - 2025
Profa. Magdala Novaes

Ementa:

Discussão de casos de práticas digitais em saúde; Produção de Documentos e apresentações; Convidar até 5 palestrantes: Juliana Zinader, Claudio Giulliano, Sriram, Luiz Virginio, Sabbatini, médicos empreendores.

Bibliografia:
1. Galvão, J. Adas, E. Super apresentações – Como vender ideias e conquistar audiências. Panda Books. 2. Duarte, N. Ressonância - Apresente Histórias Visuais Que Encantem o Público. Alta Books. 3. Pinheiro, E.. Descomplicando TCC: normas ABNT,TCC, dicas de formatação. Ediano Pinheiro. 2015.

Carga Horária:
15h

Contato

Fale Conosco

Telefone: (81) 2126-3903
E-mail: contato@nutes.ufpe.br
Endereço: UFPE – Hospital das Clínicas, 2º andar Av. Prof. Moraes Rego, nº 1236, CDU – Recife, PE
CEP: 50670-901

REALIZAÇÃO

APOIO

Pular para o conteúdo